O ginásio esportivo e artístico do Colégio São Luís faz parte de um planejamento arquitetônico realizado e implementado ao longo de 12 anos em vários setores escolares, para melhor adaptação aos seus princípios educacionais.
A reorganização do setor esportivo exigiu, objetivamente, o aumento do fornecimento de instalações e atividades esportivas em um briefing do projeto que incluía a adição de áreas ao complexo existente, sem interromper as atividades diárias da escola.
Ocupando a mesma área do prédio anterior, completamente demolido para este projeto, a escola expandiu de um para quatro os seus campos de esportes – dois como campos de futebol de grama no piso superior e outros dois revelados quando arquibancadas retráteis deslizam.
A opção de arquibancadas retráteis de um lado só permite trocas visuais diretas com a cidade através das fachadas, especialmente com as enormes árvores que cercam a esquina onde o novo Ginásio é construído.
O controle climático é uma das principais características do novo edifício. A confortável temperatura e troca de ar são realizadas pelas características de design das fachadas. As aberturas permanentes, estrategicamente posicionadas, trazem ar fresco, enquanto painéis de vidro especiais controlam a radiação solar recebida.
A possibilidade de abrir todas as portas de correr para a fachada norte do prédio controla a intensidade dos ventos ao longo das estações. O design angulado do brise-soleil aumenta a ventilação constante sem expor os alunos nos dias chuvosos, além de reduzir a incidência de radiação solar dentro do prédio.
A luz solar natural é abundante no ginásio, sempre filtrada por diferentes tratamentos dos painéis de vidro em cada fachada. Toda a água da chuva é coletada em um reservatório de 60 mil litros e reutilizada na manutenção do edifício.
Todo o edifício recebeu tratamento acústico para acomodar não apenas eventos esportivos, mas também eventos institucionais e culturais regularmente programados na escola.
Apoiado por uma infra-estrutura de teatro completa, o espaço tem sua reverberação de som e isolamento acústico precisamente definido para qualquer uso pretendido. O prédio apresenta altos padrões de conforto e excelência, sem perturbar o bairro.
Todo o ambiente é projetado para incentivar a interação social, transformando as arquibancadas e todos os espaços de conexão em salas de estar, constantemente integradas à presença visual da cidade.
Coroando uma década de renovação arquitetônica, o ginásio de São Luís representa uma nova fase na longa história da instituição. Uma escola tradicionalmente conectada com a comunidade em torno dela, agora oferece um ambiente acolhedor para eventos esportivos e culturais não só seus alunos, mas também a cidade inteira.
Fonte: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/16.186/6080/en_US