Quem trabalha com varejo sabe que o objetivo final é a venda! Para isso, varejistas procuram encantar clientes com estratégias comercial e de marketing, garantindo preço competitivo, boa divulgação, um mix de produtos atrativo e um bom ponto de venda!
Com o mercado cada vez mais competitivo, empresários estão apostando na arquitetura do varejo como estratégia comercial, transformando o ponto de venda em um ambiente mais atrativo, fazendo com que a compra se torne também uma experiência de marca para o consumidor.
Além da estética do ambiente, os varejistas passaram a investir na arquitetura comercial, de maneira que o fluxo de funcionários se torne cada vez mais prático, e a experiência de compra mais agradável para os consumidores. Isso influencia tanto na produtividade da equipe quanto no aumento das vendas.
Neste artigo, vamos mostrar como a arquitetura comercial pode fazer a diferença no ponto de venda, trazendo uma experiência prática para funcionários, atrativa aos consumidores e mais rentável para o varejista. Confira!
Entenda o que é arquitetura comercial
A arquitetura comercial é uma ferramenta estratégica, que tem como objetivo tornar o ponto de venda mais eficiente para o lojista e mais envolvente para o consumidor, impactando diretamente no aumento das vendas. Para a entrega de uma loja de excelência, a arquitetura comercial atua para otimizar o uso de espaços, explorando tendências de design de interiores e de novas tecnologias para tornar uma loja mais atraente e funcional.
O projeto piloto da franquia Bolices, foto acima, foi desenvolvido para um imóvel com apenas 50m². O design de mobiliário e o projeto da operação e equipamentos de cozinha foram fundamentais para garantir a eficiência e o máximo aproveitamento dos espaços.
E não para por aí! O arquiteto faz uma imersão para compreender o propósito da marca, tipo de público, produto e serviço que o espaço vai oferecer. Esse estudo é permite que a estética do ambiente, esteja atrelada à cultura organizacional, valores da marca e experiência do consumidor.
O Restaurante Imakay expressa na arquitetura o conceito de uma experiência de cozinha autoral de excelência e atenta aos mínimos detalhes.
Com essas informações, a arquitetura comercial é capaz de projetar, acompanhar, executar e entregar uma loja ímpar e marcante. Cata detalhe é cuidadosamente desenhado para compor a melhor experiência: mobiliário, iluminação, posicionamento de entrada, saída, posicionamento de produtos, prestação de serviços, circulação de pessoas além de claro, o layout dos setores.
A arquitetura comercial além de criar ambientes propícios aos consumidores, proporciona aos funcionários um espaço confortável e seguro. Quanto mais comodidade no fluxo de funcionários e consumidores, maiores os resultados.
Assim, o varejo se preocupa em vender e a arquitetura comercial também! Prezando pelo bem-estar dos clientes, oferecendo conforto, praticidade e um ambiente seguro.
Valorize a relação entre arquitetura e vendas
Quem nunca levou para a casa um produto, por impulso de compra só porque ele estava estrategicamente posicionado? Além de posicionar os produtos de maneira simples e intuitiva dentro do ponto de venda, a arquitetura comercial vai projetar ambientes e mobiliários que facilitem a busca por produtos similares ou complementares à compra original.
A forma como uma mercadoria está exposta em um estabelecimento faz toda a diferença nos resultados das vendas. Deixar os produtos no campo de visão é uma boa estratégia para atrair a atenção dos clientes. Mas qual seria o campo de visão? Estudos já comprovaram que aqueles produtos que o lojista quer dar mais destaque, devem ficar mais ou menos na altura dos olhos. Porém, é muito comum hoje em dia, clientes entrarem nas lojas mexendo em seus celulares, ou seja, olhando para baixo, isso muda completamente o tal “campo de visão”. Esse é apenas um dos exemplos pelo qual, é necessário um estudo do público-alvo na hora de desenhar um projeto de arquitetura comercial
Além de proporcionar comodidade e facilidade ao cliente na hora de encontrar os produtos, a arquitetura comercial deve criar alternativas para facilitar a chegada ao caixa, provadores, áreas de atendimento e outros pontos de serviço da loja com tranquilidade e rapidez.
Aliado a um bom treinamento dos times de vendas e atendimento, certamente a arquitetura comercial vai incrementar os resultados do ponto de venda.
Use a tecnologia de forma inteligente
A tecnologia está presente em todos os setores da nossa vida, na arquitetura comercial não poderia ser diferente! Com um olhar criativo, assertivo, eficiente e personalizado a arquitetura comercial propõe soluções tecnológicas que geram resultados.
As soluções variam de acordo com as particularidades das lojas, é possível oferecer desde leitura de QR code com ofertas em pontos estratégicos, sistema de captação de clientes para oferecer promoções exclusivas, benefícios, prêmios de fidelidade, logística inteligente, o céu é o limite para a tecnologia.
Além disso, o avanço tecnológico pode ser ainda mais valioso para uma loja, aliado à estratégia de arquitetura comercial. A lista de possibilidades é imensa e vai desde prateleiras inteligentes que propiciem o uso de câmeras e sensores, ambiente de entrega rápida para compras feitas por aplicativo, autoatendimento entre outras intermináveis possibilidades.
Neste artigo falamos sobre a importância da arquitetura comercial na estratégia de varejo, com foco em resultados. Falamos sobre o trabalho do arquiteto nesse contexto e trouxemos alguns exemplos de posicionamento de produtos no ponto de venda.
Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário ou dúvida. Estamos dispostos a ajudar você a expandir o seu negócio ou fortalecer sua marca!