A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) provocou mudanças consideráveis em diversos segmentos. A transformação digital e adaptação aos “novo normal” impactou diretamente a área de educação, onde as escolas foram obrigadas a optar pelo ensino remoto ou híbrido para manter as atividades.
Com o final da pandemia, colégios e faculdades terão que conviver com uma nova realidade, em que a tecnologia se tornará a ainda mais presente nas metodologias de aprendizado. Para que essa adaptação aconteça no ambiente escolar de maneira inteligente e proveitosa, as escolas contam com uma arquitetura escolar inovadora.
Neste artigo, vamos destacar como a inovação tecnológica e a arquitetura podem se relacionar em um novo contexto para o sistema de ensino. Confira!
Visualize o casamento entre o digital e o mundo físico
A maneira de ensinar já não é mais a mesma, mesmo com as atividades sendo retomadas plenamente no pós-pandemia. Muitas instituições de ensino intensificaram o uso da tecnologia e recursos digitais para interagir com os alunos.
Isso contribui, por exemplo, com o uso das aulas online para fixar ou revisar o conteúdo. Para isso, é interessante que o professor se apresente em um cenário propício, moderno e dinâmico que facilite a comunicação com os estudantes.
Por isso, é recomendado um projeto de arquitetura escolar que atue na criação de espaços que podem ser modificados, de acordo com a temática explorada pelo docente. Isso também pode ser feito no caso de um colégio adotar lives para abordar um assunto considerado importante.
Claro que é necessário bom senso e equilíbrio entre o uso dos recursos tecnológicos e físicos, pois são recursos complementares, ou seja, o contato físico é fundamental para a socialização, enquanto a tecnologia faz parte da nova realidade e desenvolvimento de alunos e professores.
Formato
Os espaços da nova arquitetura escolar não são mais os mesmos. Escolas, colégios e universidades estão apostando em espaços cada vez mais dinâmicos e democráticos, que propõe discussões mais livres e horizontais.
As salas de aula podem contar com formatos diferenciados para tornar a transmissão de conteúdo mais dinâmica. Por exemplo, uma escola pode optar por disponibilizar um lounge ou espaços confortáveis, onde os alunos podem se sentir mais à vontade para interagir com os colegas e professores.
É sempre indicado fazer uma avaliação de como as estratégias podem ser devidamente adaptadas ao projeto pedagógico de cada escola. Nesse contexto, o arquiteto também contribui para que as salas tenham formatos que se encaixe às metodologias de ensino.
Visualize o casamento entre o digital e o mundo físico
Aparelhos que os alunos eram proibidos de usar em salas de aula como tablets, celulares e outros recursos digitais, estão cada vez mais presentes no ambiente digital. Contudo, isso deve ser explorado de maneira muito inteligente para o aluno não deixar de lado o desenvolvimento motor e a necessidade de ter um contato físico com as pessoas.
A arquitetura escolar inovadora tem essa demanda como prioridade. Ao mesmo tempo que visualiza alternativas para acomodar dispositivos tecnológicos em uma sala, também projeta espaços em que a interação possa ser feita de forma natural.
Em outras palavras, o objetivo é criar um ambiente em que o mundo virtual e o físico possam conviver com serenidade e a favor da proposta pedagógica da instituição voltada para o conhecimento e a cidadania.
A possibilidade de inserir o contato com a natureza, a criação de espaços para socialização (quadras esportivas, laboratórios, auditórios etc.) e o uso estratégico das salas de aula fazem parte da arquitetura escolar.
Aposte em novas tendências com planejamento
As escolas estão apostando em metodologias inovadoras de ensino, como por exemplo, o design thinking, em que os estudantes devem se reunir para desenvolver projetos relacionados com o conteúdo e cotidiano em sala de aula.
Uma ideia que acompanha essa tendência é utilizar cadeiras modulares que podem ser aplicadas e organizadas, de acordo com a necessidade do momento. Isso faz parte da elaboração de ambientes mais flexíveis, que estimulem a criatividade e o interesse do aluno em debater ideias, expor opiniões e pensar em alternativas para resolver as demandas.
A arquitetura escolar inovadora deve ter um olhar estratégico para contemplar o mundo digital e a necessidade de formarem pessoas abertas ao contato e ao diálogo sadio. Dessa forma, ela pode ajudar as instituições de ensino a serem mais acolhedoras e abertas à melhoria contínua.
Neste artigo, falamos como a arquitetura escolar inovadora pode contribuir com o aprendizado, discutimos sobre a adaptação das escolas à nova realidade, novo formato das escolas para o entrosamento do mundo digital para o físico.
Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais agora mesmo. O conhecimento merece estar à disposição de todos!