Estruturar e gerenciar uma rede de franquias é um grande desafio. Primeiramente, falamos de um acordo comercial entre uma empresa (a franqueadora) e um empreendedor que deposita seus investimentos e expectativas em seu novo negócio. Falamos em criar processos para orientação e suporte deste empreendedor, para que ele cresça gere resultado para ambas as empresas. Falamos, também, na estruturação da marca, do mix de produtos, estratégia logística… e da estrutura física do ponto de venda!
Para que o escritório de arquitetura consiga atender as reais necessidades dos envolvidos, precisa conhecer da arquitetura comercial bem como da gestão desta operação franqueadora-franqueado, que envolve expansão de lojas e o custo envolvido. Deixamos aqui 5 fatores importantes para você avaliar e ter sucesso no seu projeto – que vai além de um conceito e projeto arquitetônico.
1. Conceito replicável
O primeiro passo para considerar é o que o projeto de arquitetura comercial deve ser replicável, ou seja, deve ser possível reproduzi-lo várias vezes (de acordo com a quantidade de lojas do plano de expansão) e em diversos lugares (onde a expansão está planejada).
Portanto, falamos aqui em um projeto flexível, que se adeque a todos os tipos/ formatos de edifícios e tamanhos de loja.
Falamos, também, de selecionar fornecedores homologados que atendam essas regiões e/ou de considerar a viabilidade logística da estrutura física, nacional e internacionalmente, se for o caso.
2. Relação interessante de custo x qualidade
Sabemos o quanto os dois fatores são importantes para um projeto comercial de franquias: o custo e a qualidade.
O custo impactará na análise do “plano de negócios” e tempo de retorno do investimento ao franqueado, que deve ser condizente com a projeção de faturamento e margem, e o que faz o projeto de franquia ser vendável.
Por outro lado, a qualidade envolvida no projeto comercial é imprescindível. Falamos, aqui, de um projeto que considere o fluxo de atendimento e vendas, de um mobiliário que exponha e acondicione adequadamente os produtos, da iluminação que favorece o atendimento e valorize cada passo do processo de venda, do design e comunicação visual que valorize a marca.
A relação custo x qualidade deve ser viável e interessante.
3. Identidade visual que posicione a marca
A arquitetura comercial para franquias tem como objetivo somar o design funcional de uma loja com os resultados de vendas. O conceito da loja deve ser definido com base na estratégia de marketing:
- posicionamento que a marca deseja alcançar,
- identidade visual da marca,
- experiência que deseja proporcionar aos seus clientes,
- a jornada de compra incluindo a experimentação de produtos.
Por isso, o desenho deste conceito é, geralmente, construído entre escritório de arquitetura e empresa franqueadora. Por outro lado, a implantação física da loja pode ser contratada junto ao escritório de arquitetura ou pode ser feita diretamente pelo franqueado, seguindo todas as diretrizes do projeto arquitetônico. Neste último caso, o papel do escritório de arquitetura é desenhar o projeto arquitetônica e validar a obra final, garantindo que o padrão definido pela franqueadora seja cumprido, cuidando da marca.
4. Valorização da jornada de compra
Do ponto de vista da arquitetura comercial de varejo, falamos aqui em: fluxo de vendas e experiência do cliente.
O fluxo de vendas – que resulta no layout da loja – deve ser projetado considerando todos os momentos desde a entrada na loja até a saída. Pensamos em como ter uma fachada e vitrine atrativas, na exposição dos produtos e o perfeito mobiliário para isso, na facilidade de experimentação, no funcionamento do fluxo de atendimento e pagamento, nos processos de retaguarda da loja que gerem produtividade para a equipe.
O marketing sensorial também deve ser levado em conta – sonorização, iluminação, aromatização. O que for pertinente para cada negócio e para diferenciar e marcar a experiência. Isso torna o projeto comercial completo.
5. Atendimento para a rede de franqueados
Falamos dos desafios de gerenciar uma rede de franquias no início deste blog. Sabemos que em um momento de expansão ou de revitalização da marca, esses desafios crescem. É importante contar com um escritório de arquitetura que facilite este processo, participando:
- Da definição da estratégia de expansão ou troca de marca com sua expertise em arquitetura, mobiliário, comunicação visual e, também, logística;
- Da seleção e homologação dos melhores fornecedores para o projeto;
- Da elaboração do plano de expansão ou troca, pensando na estratégia logística que possivelmente reduza os custos;
- Do atendimento à rede de franqueados durante o projeto, seja apresentando o novo conceito em nome da franqueadora, explicando e comunicando o passo a passo do projeto arquitetônico e civil, esclarecendo dúvidas e resolvendo todas as dificuldades.
E não podemos nos esquecer do pós-vendas. Garantia dos itens e fluxo de substituição ou reparo devem estar inclusos no contrato e realizados com atenção.
É uma escolha importante!
A seleção de uma parceria adequada à marca e ao projeto é muito importante. Contar com um escritório de arquitetura que desenhe um conceito replicável, entenda a importância dos custos x qualidade para a viabilidade do projeto, crie uma identidade visual que posicione devidamente a marca, projete uma jornada de compra que gere resultados de vendas e de experiências positivas é extremamente positivo para empresa e para o sucesso do projeto. E, além disso, que entenda a relação da franqueadora e franqueado, facilitando a gestão e o suporte durante o projeto estreitando as relações comerciais e parcerias entre todos.
Contamos aqui um pouco da nossa experiência e esperamos que ajude a escolher o melhor escritório de arquitetura para o seu projeto. Consulte a Liba Arquitetura!